Dessa vez a parada foi em São Paulo

Então,

 

Sempre deixo aqui um diário das minhas viagens e como não podia deixar passar, final de semana passado fui com os alunos para São Paulo e vou contar um pouquinho de tudo que aconteceu por lá. Primeiro, eu amo São Paulo! Gosto do movimento, das pessoas, das opções de entretenimento e de saber que essa megalópole representa o que é o Brasil: uma mistura de ração, religiões, história e cultura. Acho fascinante saber que a cidade congrega todos os períodos históricos vivenciados pelo país através de seus edifícios, seus museus, monumentos, suas ruas como também de sua gente.

 

Saímos de Irati na quinta à noite e chegamos a Sampa na sexta de manhã. Na verdade, deveríamos ter chego muito mais cedo mas como os motoristas não conheciam a cidade, acabamos atrasando um pouco. Se não fosse uma aluna que mora em São Paulo auxiliá-los no caminho, acho que só chegaríamos hoje! rsrsrsrs No período da manhã tínhamos uma visita técnica na Bovespa e BM&F (Banco de Mercados e Futuro) localizada no centro. A cidade continua linda! O centro está mais conservado do que nunca e a política de padronizar e tirar os outdoors e placas da cidade fez com que os prédios e as ruas tivessem ainda mais destaque.  Foi muito interessante conhecer um pouquinho mais sobre o mercado financeiro, mas a visita foi muito cansativa pois não havíamos dormido nada no ônibus na noite anterior. De lá, nos atrasamos um pouco e fomos almoçar no Shopping Pátio Paulista. Após o almoço, passamos pela Avenida Paulista e de lá chegamos ao Masp – Museu de Arte de São Paulo onde pudemos conhecer as exposições permanentes e temporárias. Nunca havia ido ao Masp antes então, mesmo não sendo muito fã de pinturas, foi interessante conhecer o acervo do museu. Com obras de artistas brasileiros e as exposições temporárias como a de Jerusalém que era muito legal, pude conhecer a riqueza do museu que é um dos mais importantes da América Latina. Mortos de cansaço, fomos ao São Paulo Hostel onde íamos nos hospedar, tomamos um banho, descansamos um pouco e de lá fomos numa pizzaria no centro da cidade. Alguns alunos foram para outros cantos e um grupo quis aproveitar o tempo livre para andar de metrô.

 

No segundo dia, acordamos cedo e fomos ao Museu Paulista. Também conhecido como Museu do Ipiranga, há alguns anos este lindo local têm sido administrado pela USP e conta um pouquinho da história da monarquia brasileira bem como a história da cidade de São Paulo. Eu particularmente gosto da ala do museu com os móveis antigos (se bem que acho que eles deveriam ter um acervo muito mais significativo) e o da história do comércio e das casas paulistas. Deste passeio, passamos pelo Parque do Ibirapuera, Estação da Luz, Parque da Luz onde conhecemos o aquário e Pinacoteca. Almoçamos no Mercado Municipal onde fiz questão de comer o tradicional (e caro) pastel de bacalhau. Andei por todas as barracas conhecendo os produtos vendidos e pude experimentar frutas diferentes e exóticas. Do mercado fizemos um city tour a pé pelo centro da cidade, passando pela Rua 25 de Março, Mosteiro de São Bento, Prefeitura Municipal, Viaduto do Chá e Teatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil, Pateo do Colégio, Casa da Marquesa de Santos, Catedral da Sé e finalizando na Liberdade – bairro tradicional japonês. Pudemos passear um pouquinho pelas ruas deste bairro, jantamos por lá e voltamos ao ônibus de metrô. Ficamos com muito medo de andar de metrô com um grupo tão grande (42 pessoas) mas fizemos uma logística imbatível e todo mundo chegou no ponto final sã e salvo! Os alunos até deram uma salva de palmas pelo desempenho e foi muito legal porque as pessoas ao nosso lado olhavam para nós como aquela cara: – Quem são esse baldo de loucos!!!  Nosso passeio terminou às 19h30 mas saímos de São Paulo quase 23h porque como havíamos dito, nossos motoristas não conheciam a cidade e demos umas boas voltas até encontrar a saída. Chegamos em Irati às 07h da manhã, mortes de cansaço e frio já que a cidade estava congelante.

 

A viagem foi muito boa, não tivemos problemas mais graves e mesmo que ela tenha sido rápida, acredito que os alunos puderam conhecer um pouquinho de São Paulo. Durante os dois dias, fez muito sol o que ajudou bastante durante todo o passeio. Os alunos ficaram empolgados porque puderam se entrosar ainda mais e já estão planejando outras viagens para o próximo ano. Queria ter tido tempo para passear pelos Jardins, conhecer o novo shopping (Cidade Jardim), comer em um restaurante legal e ter ido ao cinema, mas espero que não falte oportunidades para voltar a "Terra da Garoa".

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.