Hallo Weihnachtsmarkt! Os mercados de Natal na Alemanha

Eu sei que este post está um pouco atrasado, peço desculpas, mas estou escrevendo-o com muito carinho, pois gostaria de compartilhar minha experiência nos mercados de Natal da Alemanha. Mesmo antes da minha viagem à Alemanha, muitas pessoas já haviam me alertado que o Natal é um período muito festivo por aqui e que os mercados de Natal eram muito especiais para os alemães. Mesmo sendo uma pessoa com um super espírito natalino, eu só consegui entender a fixação deles por seus mercados de Natal quando realmente tive a oportunidade de visita-los. Durante o mês de dezembro visitei as Weihnachtsmarkt de quatro diferentes cidades: Siegburg, Bonn, Düsseldorf e Köln (Colônia). Nas cidades pequenas e de médio porte, existe apenas um mercado de Natal, mas às vezes ele é gigante e corre por todo o centro. Desta forma, você nunca sabe onde ele começa e quando termina. Já nas cidades maiores, não há apenas um mercado, mas vários. Eles estão espalhados pelos diversos cantos. Independente da cidade, eles têm algumas similaridades: as barracas são sempre padronizadas, os atendentes estão sempre uniformizados, eles vendem produtos típicos alemães que vão desde gêneros alimentícios a artesanato, e estão sempre lotados. Nos mercados você encontra um pouco de tudo, mas sem dúvida os produtos mais populares são: Glückwein (um vinho quente que é a sensação de qualquer local. Eles são servidos em canecas padronizadas meio bregas e bem características do Natal e podem ser encontrados em várias barracas), wurst (salsichas nas mais diferentes variações: bratwurst, currywurst, etc.), pommes (batatas no estilo batata frita), peixe frito, salmão grelhado, pães artesanais, flammkuchen (pizza alemã), lebkuchen (bolachas preparadas com várias especiarias. AMO!), crépes (não é nada alemão, mas eles são loucos por um crépe e EU TAMBÉM! Meu favorito é o de Nutella, mas vejo que os alemães têm um guilty pleasure pelos crepes com marzipã), entre outros. Com relação aos artesanatos, é possível encontrar peças em lãs como gorros, cachecóis e luvas; peças confeccionadas com pele de animal como casacos, luvas e chapéus ; produtos com uma pegada meio hippie, mas de gosto duvidoso;  cosméticos naturais como sabonetes de mel, sais de banho de lavanda; entre outros. Mas o que mais chama a atenção são os enfeites de Natal feitos à mão. Os lindos quebra-nozes (Nussknacker) são parte essencial dos mercados. São tão populares que sempre havia uma fila para entrar nas lojinhas dedicadas à eles. Por serem confeccionados em madeira e por artesãos locais (muitas dessas peças vêm da linda Rothenburg ob der Tauber), eles são carinhos, mas lindos! Deem uma olhada que fofura! Eu tinha vontade levar todos, mas sou tão pão dura que não tive coragem de comprar nenhum.

IMG_0189

 Os mercados de Natal são lugares para encontrar os amigos, passear com as crianças ou simplesmente sentir que o Natal está chegando. Para ser sincera, minha paixão por esses lugares não veio logo de cara! Em um primeiro momento fiquei tão incomodada com o mercado abarrotado de gente e abafado que saí de lá correndo… Mas aos poucos fui me acostumando e sentindo a vibe desses lugares.

Das quatro feiras que conheci a de Siegburg era a mais original. É uma mercado medieval onde todas as barracas e todos os comerciantes entram literalmente no clima. Os shows apresentados são todos ao estilo Idade Média, sempre regados a muita música celta. Até o carrossel é medieval e gira com a força de dois homens (deem uma olhada na terceira foto abaixo). Esta Weihnachtsmarkt é pequena, mas interessante. Segue abaixo algumas fotos.

IMG_0193

 VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100

VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100

Já o mais bonito é sem dúvida o mercado da Altstadtmarkt em Köln. Ele é tão charmoso e tão perfeito que você se sente em um filme. As barracas feitas em madeira bruta são ricas e a decoração é de tirar o fôlego! Por alguns segundos, você até esquece que está no frio e em um lugar super muvucado. Deem uma olhada.

IMG_0183

IMG_0187

E a partir do meu relato eu convido  todos vocês a conhecerem um desses mercados. É uma ótima experiência, principalmente para que está acostumado ao Natal brasileiro de 35ºC. Devo admitir que depois de escrever este post, fiquei com um pouco de saudade, mas quem sabe não estarei de volta em uma outra oportunidade…

Tchsüss!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.